A primavera do título não é a estação das flores que começou no último dia 21 de setembro. Trata-se da planta ornamental Bougainvíllea, que dá nome à estação por ter muitas de suas variedades floridas nesta época. É muito difundida e apreciada no país e conhecida por vários outros nomes: três marias, ceboleiro, santa rita, espinho de santa rita, buganvília, flor de papel, sempre lustrosa, entre outros.
De origem brasileira, a primavera é encontrada em todas as regiões, desde o sul até o norte e nordeste, e bastante utilizada em projetos paisagísticos ou jardins, para revestir caramanchões, cercas, muros, paredes, etc. Apesar de ser classificada como um arbusto lenhoso se comporta como trepadeira, pois seus galhos podem ser conduzidos em suportes ou armações, formando um belo efeito visual.
Ao contrário de muitas plantas, a primavera mantém-se florida o ano todo em função das várias variedades existentes. Algumas apresentam uma intensa floração no outono ou inverno e outras na primavera e no verão. Seu nome científico foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainvíllea, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo.
O que na primavera parece ser flores são brácteas (folhas modificadas) que dão à planta a forte aparência colorida que vai desde branca e laranja até várias tonalidades de rosa, lilás, ferrugem e vermelho. As flores da primavera são, na realidade, muito pequenas, não produzem um efeito visual grande e estão envolvidas por estas brácteas.
É uma planta rústica, cultivada a pleno sol, não tolerando locais sombreados, pois nestas condições as brácteas não apresentarão um colorido vistoso. Devemos considerar os locais de plantio, não sendo indicadas áreas próximas à passagem de pedestres, pois algumas variedades apresentam espinhos grandes, o que podem causar acidentes. É sempre recomendado o plantio longe de passagens de pessoas ou de animais. Algumas variedades chegam a apresentar espinhos de 2 cm de comprimento ou mais.
A planta primavera pode ser encontrada no Mercado Permanente de Flores da Ceasa-Campinas em mudas unitárias e torrões, em tamanhos que vão de 50 cm até 2 metros de altura. Também encontramos a planta em vasos plásticos grandes, com a planta bem formada na parte superior da muda, sendo então podadas simetricamente ou assimetricamente, formando belos maciços trabalhados em sua parte superior.
Por: Ana Rita Pires Stenico, engenheira agrícola, gerente do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas.